Plano de Saúde para crianças

Você sabia? O diagnóstico precoce do câncer em crianças salva vidas!

No dia 15 de fevereiro, é lembrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer na Infância. A data foi criada no ano de 2002 pela Childhood Cancer International (CCI), e traz como objetivo conscientizar todos os indivíduos sobre essa enfermidade tão séria!

 

Esta doença, se caracteriza pelo crescimento anormal de células no organismo de maneira desgovernada e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é responsável por ser a causa principal de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade.

 

É importante que toda a sociedade preste atenção aos sintomas que podem ser sinal desse mal, para que o diagnóstico seja realizado de maneira precoce. Garantindo, assim, um tratamento de qualidade e maior chance de cura!

 

O câncer infantojuvenil, em sua grande maioria, pode ser de natureza embrionária e é constituído por meio de células indiferenciadas. O que significa dizer, que, comumente, os tratamentos apresentam maior eficácia! Portanto, os pais e responsáveis devem sempre estar atentos a qualquer sinal de anormalidade, e realizar consultas periódicas ao médico!

Os tumores mais encontrados em crianças de 1 a 19 anos, são: leucemias, linfomas e os que são responsáveis por afetar o sistema nervoso central.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), crianças com os sintomas a seguir devem ser avaliadas por um profissional da saúde

– Palidez, hematomas ou sangramento;

– Caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores;

– Perda de peso inexplicada;

– Febre;

– Tosse persistente;

– Falta de ar

– Suores noturnos;

– Pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

– Inchaço na região abdominal;

– Dores de cabeça, incomuns, persistentes ou graves;

– Vômitos;

– Dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea;

– Inchaço sem trauma ou sinais de infecção;

– Tontura, perda do equilíbrio ou da coordenação.

Lembre-se: quanto mais cedo o diagnóstico acontecer, maior a chance de recuperação e de vida longa! Atente-se aos sinais! Cuide de quem você ama!