Descubra 6 dicas para manter o foco no agora!

Para manter ou conquistar a saúde mental, é necessário observar como pequenas atitudes imersas no dia a dia são responsáveis por exercer, gradualmente, impactos positivos tanto no corpo quanto na mente. Além de uma dieta saudável e prática de exercícios constantes, técnicas de mente-corpo são um incentivo essencial para auxiliar no ganho de bem-estar e harmonia, por exemplo, a meditação mindfulness.

 

O exercício dessa atividade, que integra saúde e qualidade de vida, tem como objetivo estimular as habilidades para o momento presente, garantindo, assim, um maior foco e bem-estar. Além disso, estimula o autoconhecimento e intensifica um maior estado de consciência acerca das necessidades do corpo e, consequentemente, da mente.

 

Pensando na importância do alcance da saúde mental por meio de atividades mente-corpo, reunimos seis dicas para manter sua concentração plena no momento presente:

 

  1. Ao se deparar com uma escolha, procure tomá-la de maneira consciente! Não se deixe levar por seus pensamentos ou emoções.
  2. Antes de atender um telefonema, responder uma mensagem ou e-mail, respire profundamente. Assim, você conseguirá atender as necessidades do próximo de maneira mais atenta.
  3. Ao conversar com alguém, pense bem antes de falar qualquer coisa. Preste atenção a seus impulsos! Foque na sua respiração e em suas palavras. Observe o que ocorre com sua mente, seu corpo e suas emoções ao longo desse processo.
  4. Ao tomar o seu banho diário, procure compenetrar-se nesse momento sem deixar que seus pensamentos te levem ao futuro ou ao passado. Relaxe e dedique alguns minutos para você somente.
  5. Caso esteja ansioso(a) por conta das demandas de seu dia, passe para o papel todas as suas preocupações! Risque cada atividade conforme for concluindo. Procure não pensar nos outros itens enquanto não finalizar o que estiver produzindo no momento. 
  6. Quando uma pessoa estiver compartilhando algo com você, foque sua atenção completa no que ela está te comunicando, sem pensar nos próximos passos. Ao fazer isso, você conseguirá ter um entendimento melhor da mensagem, para também que a empatia seja exercitada. 

 

Embarque nessa jornada de contentamento, autoconhecimento, cuidado e conexão! Cuide de sua saúde e aumente a qualidade de sua vida!