Atenção! Os reajustes dos planos de saúde em 2023 vão superar todos os anos anteriores

Como todos sabem, os valores dos planos de saúde dependem de vários fatores como a idade, nível de utilização, acomodação, cobertura desejada, região, entre outros. É importante comparar, anualmente, os custos dos planos de saúde para encontrar o que melhor se adequa ao orçamento.
Contudo, esse ano, podemos esperar valores e reajustes muito mais elevados por vários motivos, tais como:
  • As contas das operadoras foram fortemente impactadas pela liberação de terapias sem limites e a incorporação de novas tecnologias. Em 2023, a ANS atualizou praticamente uma vez ao mês a lista de procedimentos;
  • A inflação geral mais alta pressiona os custos ainda mais. Somando-se a inflação médica, que já é historicamente mais alta;
  • Elevação do piso salarial de profissionais da saúde;
  • Há uma forte pressão sobre sinistralidade (relação entre a receita e as despesas dos planos de saúde), que pode estar relacionado ao represamento da utilização ocorrida durante a pandemia.
Nunca se viu um cenário como esse. Por conta disso, o resultado geral das operadoras de saúde é negativo, e será preciso recompor a margem para ter lucro. Isso significará que um grande número de contratos mude de operadora, ou, que simplesmente, cancelem e fiquem sem cobertura médica.
A Global Opsi é uma consultoria em Seguro e Benefícios, e tem por meta ajudar clientes, empresas e grupo familiares, a manterem seus custos sob controle. Entre e contato! Vamos te dar todo o suporte.