Doação de sangue Rj

Doação de Sangue: um ato que salva milhares de vidas

A doação de sangue é um ato de solidariedade. Isso porque há diversos pacientes que dependem dela para tratamentos ou intervenções urgentes, mas o acesso ainda é restrito. Por isso, o Dia Mundial do Doador de Sangue lembra da importância de ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, e cada um deve fazer a sua parte para garantir a disponibilidade de sangue seguro.

 

Essa data foi designada pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, para agradecer aos doadores e incentivar a ação, que é responsável pela salvação de milhares de pessoas. Ela ocorre nesse dia graças ao nascimento de Karl Landstainer, o imunologista austríaco que descobriu o fator RH.

 

É ideal que as doações sejam feitas de forma regular, com atenção ao intervalo mínimo: para os homens, é de 60 dias, já as mulheres devem aguardar 90 dias para doar novamente. A pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e apresentar documento oficial. Fique atento à saúde, porém, pois é necessário não ter ocorrido febre, gripe, resfriado ou diarreia recente, e mulheres grávidas ou no pós-parto não devem doar. Além disso, há uma triagem para conferir se o sangue é seguro.

 

O procedimento é simples, dura ao todo 40 minutos, e pode salvar vidas! Para verificar se sua saúde está em dia, você pode contar com a Global Opsi! Não deixe de ajudar quem precisa!

 

Fontes: https://www.paho.org/pt/campaigns/world-blood-donor-day-14-june-2020 https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quantas-vezes-por-ano-posso-doar-sangue
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/01/16/bancos-de-sangue-vivem-pior-situacao-da-pandemia-alertam-especialistas