Sindrome de Down

Síndrome de Down: 1 em cada 700 crianças são diagnosticadas no Brasil!

Em 21 de março, comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada no ano de 2006 pela organização Down Syndrome International, com o propósito de propiciar maior inclusão da pessoa com Síndrome de Down e mais visibilidade em relação ao tema. 

 

A síndrome é causada devido a uma alteração genética no momento da divisão celular. No Brasil, segundo os dados do IBGE, um a cada 700 crianças nascidas são diagnosticadas com a Síndrome de Down.

 

Os primeiros indícios da mesma, podem ser identificados através de exames clínicos no decorrer da gestação ou logo após o nascimento.

 

 Durante o período da gravidez, os exames que podem identificar a síndrome são:

 

  • Exame de Sangue Direto (por volta da 8º semana de gestação);
  • Translucência Nucal;
  • Ultrassonografia morfológica.

 

Após o nascimento, por outro lado, o recém nascido é submetido ao exame genético que é capaz de identificar a Síndrome de Down, com confirmação laboratorial pelo cariótipo.

 

Crianças diagnosticadas, necessitam ser acompanhadas e avaliadas por pediatras desde o primeiro momento, com todo cuidado e afeto. Assim, problemas de saúde podem ser identificados precocemente, garantido uma vida com maior bem-estar.

 

Em relação a técnicas que podem auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo do paciente, são recomendadas, por especialistas, terapias de estimulação, como a fonoaudiologia e a fisioterapia motora

 

Lembre-se: a Síndrome de Down não é um empecilho para que um indivíduo disponha de uma vida autônoma e muito feliz

 

Por fim, que todos nós, através dessa data, continuemos lutando contra todas as restrições, como o preconceito e a discriminação, impostas pela sociedade.

 

Fonte: Pebmed: Dia Internacional da Síndrome de Down