O que fazer com a ansiedade na quarentena?

Todos estamos com medo em relação ao futuro. A Covid-19 intensificou esse sentimento em todos nós. Quando isso vai acabar? Vou manter meu emprego? Meu negócio vai falir? Minha família vai ficar bem?

São tantas perguntas e poucas respostas. O estresse já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mas é possível reverter esse quadro e viver esse momento com mais serenidade. Confira algumas dicas que você pode começar a implementar no seu dia a dia para aprender como lidar com a ansiedade em meio a tantas incertezas.

1. Mantenha-se se informado(a) mas não o tempo todo

O ideal é evitar manter os noticiários da televisão ligados o dia todo. Procure separar um período do dia no qual irá se informar sobre o que está acontecendo e quais são as atualizações.

Não se esqueça de que existem muitas fake news por aí, portanto, não saia acreditando em tudo o que lê. Priorize fontes confiáveis e evite espalhar notícias duvidosas pelo WhatsApp. Evite um bombardeio de informações desnecessárias, afinal, todos os veículos de comunicação só falam disso. O que você precisa saber é o essencial.

2. Livros e filmes são um ótimo passatempo

Se você não sabe como lidar com a ansiedade, saiba que ler um livro e assistir a um filme podem ser bastante eficazes, contanto que você realmente se entregue à atividade. Não adianta abrir o livro e ficar pensando na pandemia, é preciso realmente se deixar levar.

3. Exponha seus sentimentos com atividades diversas

Às vezes, tudo o que você precisa para aprender como lidar com a ansiedade é incluir na sua rotina atividades que te ajudem a expressar o que sente.

Escreva, pinte, desenhe, faça exercícios, aprenda habilidades novas, faça cursos. Todas essas atividades são a expressão do que você pensa e sente e podem te ajudar a eliminar a angústia e o medo. Além disso, você ocupa seu tempo e não fica apenas sentado em frente à televisão ouvindo as notícias.

4. Implemente uma boa rotina

É importante criar horários de trabalho, intervalos, refeições e também ter momentos de lazer e descanso. A rotina é muito importante para organizar a sua mente ao longo do período de isolamento social.

Lembre-se de que você ainda passará muitos dias em casa, portanto, deve fazer com que estes dias sejam os mais saudáveis possíveis.

5. Faça exercícios de respiração

Existem formas de controlar a sua respiração, ou seja, técnicas simples que podem ser adotadas no seu dia a dia para ajudar a lidar com a ansiedade.

O mais importante é se lembrar sempre de que a respiração deve ser feita utilizando a musculatura do diafragma, ou seja, por meio da movimentação do abdômen. A respiração diafragmática funciona assim: coloque uma mão no abdômen e a outra no peito, mantendo os ombros eretos; respire profundamente pelo nariz, levando o ar até o diafragma (abdômen) e não permitindo que ele se limite apenas até o peito; expire pela boca. Repita o processo de maneira lenta de 6 a 10 vezes.

Outra técnica é a respiração alternada pelas narinas, que ocorre da seguinte maneira: pressione a narina direita com o polegar direito; inspire o ar pela narina esquerda de forma profunda; segure a respiração por alguns segundos e depois pressione a narina esquerda para expirar pela direita. Vá repetindo o processo ao contrário.

Existem muitas dicas e atividades que podem ser feitas para amenizar a ansiedade mas é fundamental consultar um especialista também. Procurar ajuda profissional é fundamental para a sua saúde, física e mental.