Se você precisa sair de casa, é muito importante tomar cuidado nesse processo. O uso das máscaras é fundamental, trocando a cada 2h, e o uso do álcool em gel e a necessidade de sempre lavar as mãos com água e sabão permanecem essenciais. Porém, profissionais de atividades consideradas essenciais não tem outra opção. E para quem precisa se deslocar para comprar remédios ou mantimentos, a dúvida surge: quais devem ser os procedimentos ao chegar em casa, para evitar contaminação?
Cuidado com os calçados
O ideal é que seu sapato, seja qual for (até mesmo chinelos) nem entrem em casa. Caso essa não seja uma opção, faça a higienização imediatamente após sua chegada. Para facilitar,escolha um par específico de calçados para ser usado na rua, e deixar separado dos demais. Devem ter a sola higienizadas com a mistura de 50 ml de água sanitária para um litro de água potável e na superfície deve ser borrifada uma mistura de água e sabão.
Atenção para as roupas
Cada peça de roupa utilizada durante a saída deverá ir diretamente para o cesto de roupas sujas. Ou, melhor ainda: coloque-as dentro da máquina de lavar e feche a tampa. Faça a lavagem assim que possível. Basta utilizar água e sabão, não importa se em pó ou líquido.
Higiene pessoal
Assim que chegar em casa, isolar as roupas e calçados, tome um banho, com atenção redobrada a cada parte do corpo. Antes disso, evite tocar as mãos no rosto, nas paredes e nos móveis da casa. E lembre-se de limpar com álcool 70% ou água e sabão todas superfícies que forem tocadas. Como se estima que o vírus consiga sobreviver nos cabelos durante cerca de seis horas, aproveite o banho para lavá-los também.
Acessórios e aparelhos eletrônicos
Todos os objetos que você levar para a rua devem ser higienizados ao retornar. Isto vale para acessórios (bolsas, carteiras, óculos) como para gadgets (celulares, tablets, fones de ouvido). Um pano com água e detergente ou embebido em álcool 70% já conseguem resolver o problema nos acessórios. Para os aparelhos, misture água (preferencialmente destilada) e álcool isopropílico 70% e utilize um lenço de microfibra.
Dê um banho nas compras
Antes de guardar qualquer produto comprado, higienize as embalagens com água e sabão ou álcool 70%. Limpe também as superfícies que a comprar forem colocados e jogue fora as embalagens que acompanham as mercadorias. Não reaproveite sacos plásticos ou pacotes de papelão. Com atenção e cuidado, essas etapas acabam virando rotina!
Com a preocupação de cada um, sairemos dessa situação mais rápido e melhor! Fique em casa e só saia se for realmente necessário!