Saiba quais são as diferenças entre seguro automotivo e proteção veicular

De início, a principal diferença entre esses dois serviços são que o seguro automotivo só pode ser oferecido por companhias regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), e a proteção veicular é de responsabilidade de cooperativas sem fins lucrativos.

Com isto, é muito importante analisar, pensando no que de pior pode acontecer como acidente, roubo ou furto, na hora de contratar o seu serviço.

O seguro automotivo consta com as normas estabelecidas pela Susep e pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Já a proteção veicular é baseada no Código Civil Brasileiro e na Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Para aquele cliente que não busca ter muita preocupação e nem passar por muitos procedimentos, a proteção veicular não é um bom negócio. Já que alguns de seus processos podem demorar a serem resolvidos.

  • Apólices:

Outra grande diferença entre esses serviços são as apólices. No seguro automotivo, por ser mais tradicional, a apólice oficializa e garante os serviços prestados da seguradora ao cliente. Neste documento, está especificado as responsabilidades entre ambos, também garantindo os custos que serão cobertos em casos de roubo, furto ou acidentes na vigência de 12 meses.

Na proteção veicular, não existe apólice! São os integrantes da cooperativa que assinam um documento se responsabilizando sobre os veículos que fazem parte do contrato. Em casos em que um outro integrante do grupo tenha algum incidente com um dos veículos, pode acontecer do cliente ter que pagar por isto.

  • Custos e cobranças:

No seguro automotivo, o valor é pago à vista ou em pequenas parcelas, sendo esses valores calculados pelo índice de sinistralidade de acordo com o modelo e/ou tipo de automóvel. Esse valor é definido de acordo com o questionário respondido pelo perfil de risco, sendo assim, avaliada a probabilidade de o veículo ter sofrido um acidente ou ter sido roubado.

Na proteção veicular esse estudo é feito de maneira variável, sendo levado em consideração os sinistros ocorridos com os participantes do grupo no mês anterior. Visto isso, os gastos são somados e divididos de maneira proporcional entre todos.

  • Cobertura de cada serviço:

As coberturas dessas apólices são praticamente as mesmas já que ambas oferecem aos seus clientes a garantia contra incêndios, acidentes, roubos ou furtos. O que diferencia cada serviço nesse quesito são as proteções e assistências extras, como serviços à residência, guincho e assistência 24 horas. Geralmente, elas são prestadas pelas seguradoras e não costumam estar presente na contratação de quem opta pela proteção veicular.

Agora que já sabe as diferenças, entre em contato com um de nossos especialistas e faça já a sua cotação!