Pele e inverno: saiba como se cuidar

Durante o inverno, vários fatores no ambiente se transformam: a umidade do ar fica mais baixa e as temperaturas mais frias fazem com que a transpiração corporal diminua. Outro fato como é tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo a camada lipídica que retém a umidade da pele.  Esses detalhes fazem com que a pele fique mais seca, criando uma situação propícia para consequências desagradáveis

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o clima frio e seco do inverno pode deixar a pele,tanto do rosto quanto do restante do corpo, com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar essas situações é importante fazer hidratações corporais mais profundas e constante e, principalmente, investir em uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Tratando-se de uma dieta adequada, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, que ajudam na prevenção do envelhecimento da pele. Falando em vitaminas, C e E são as mais importantes nesse processo. 

Frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são excelentes opções para o inverno e para cuidar da pele de dentro para fora. Um item que você deve cogitar também é a soja: um alimento rico em isoflavonas (substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele). 

Sobre a vitamina E, inclua castanhas, nozes e amêndoas, que além de serem ricas nesse componente, também fornece selênio e antioxidantes, que são itens importantes na batalha pela pele saudável. 

A ingestão de água é fundamental para cuidar da pele. É comum que esse hábito fique esquecido durante o inverno mas é algo que não deveria acontecer. Beber água é muito importante para conservar a hidratação do organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo saudável e com a ingestão adequada de água reflete em um pele jovem e elástica por mais tempo!

E aqui vão algumas dicas destacadas pela SBD:

  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
  • Evite banhos quentes e muito demorados e evite se ensaboar demais ou usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
  • Use o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
  • Para peles oleosas, e acneicas, evite hidratante comum no rosto, use oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
  • Use filtro solar diariamente, mesmo que não haja exposição direta ao sol.

Em casos mais específicos e intensos de problemas dermatológicos, busque orientação de um especialista! Se seu caso é de uma pele já sensível, ressecada, avermelhada ou apresentando alguma lesão, é fundamental conversar com um médico dermatologista para ter acesso a um diagnóstico correto e descobrir a melhor forma de tratamento. Esse profissional é quem vai ter o conhecimento necessário para orientar sobre os produtos mais adequados para o seu tipo de pele.

Para saber mais detalhes sobre problemas e doenças mais prováveis de acontecerem no inverno, acesse o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.