Quando a queda de cabelo é um problema?

A queda de cabelo pode ser um grande incômodo mas nem sempre indicam algum problema. É normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Essa é a média considerada comum, pois os fios possuem um ciclo de crescimento e queda natural. A situação começa a ficar preocupante quando o volume de queda ultrapassar essa quantidade.Quando os fios começarem a ficar quebradiços, você deve procurar um(a) médico(a) para uma avaliação e verificar o que está acontecendo. 

Vários fatores interferem na saúde do cabelo, como procedimentos químicos em excesso (coloração, escova progressiva, relaxamento), falta de vitaminas, anemia, estresse, alterações hormonais, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e até dermatite seborreica (caspa). Algumas causas podem ser pontuais, como pós-cirurgia, gestação, febre e infecções, resultando na queda capilar mais acentuada por um determinado momento. De qualquer forma, a avaliação do(a) dermatologista deve ser realizada.

Um aspecto que pode ser destacar principalmente agora é a influência dos traumas emocionais, como o estresse e a ansiedade, que implicam em uma grande perda de minerais e vitaminas fundamentais para o crescimento e saúde dos fios. 

Fique atento(a) a algumas dicas para manter o cabelo sadio e bonito:

  • Sempre higienize bem o couro cabeludo e os fios com um shampoo e condicionador ideal para a sua necessidade. Quando eles ficam sujos por um longo tempo, a queda capilar se agrava. Mantenha-os sempre fortalecidos e saudáveis com produtos antiqueda e fortalecedores, se assim preferir.
  • Evite prender os cabelos quando estiverem molhados. Esse hábito favorece o surgimento da caspa, além de causar a proliferação de fungos e bactérias que acabam enfraquecendo a raiz.
  • Evite lavar o cabelo com água quente. Isso provoca o ressecamento do couro cabeludo, aumentando a queda dos fios.
  • Mantenha uma dieta rica em vitaminas, minerais e proteínas. Esses elementos influenciam diretamente na saúde do cabelo e em seu crescimento. Na sua alimentação diária, evite frituras em excesso, gorduras ruins, álcool e doces, pois eles aceleram a queda. E fique atento(a) ao consumo de água: beba uma média de 2 litros por dia e inclua em seu dia o consumo de oleaginosas e frutas.

Caso o problema persista, procure um(a) dermatologista. Essa intensa frequência na perda dos fios pode levar à calvície e há procedimentos clínicos que podem ajudar, como laser fracionado, luz infravermelha e microagulhamento.