Afinal, o que é uma alimentação saudável?

Resumidamente, é uma dieta enraizada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como base. É fundamental fazer questão destas práticas bem como estimular o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares e a individualidade de cada organismo.

De acordo com o Ministério da Saúde, estas são as principais características de uma alimentação saudável:

1. Não é cara, pois pode ser baseada em alimentos in natura e produzidos regionalmente. As práticas de marketing muitas vezes vinculam a alimentação saudável ao consumo de alimentos industrializados especiais e não privilegiam os alimentos não processados e menos refinados.

2. É variada: fomentar o consumo de vários tipos de alimentos que forneçam os diferentes nutrientes necessários para o organismo, evitando a monotonia alimentar que limita o acesso de todos os nutrientes necessários a uma alimentação adequada.

3. É colorida: como forma de garantir a variedade principalmente em termos de vitaminas e minerais, e também a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras e frutas e tubérculos em geral.

4. É harmoniosa: em termos de quantidade e qualidade dos alimentos consumidos para o alcance de uma nutrição adequada considerando os aspectos culturais, afetivos e comportamentais.

Confira mais informações no site do MS: https://bit.ly/2NZoOry 

Para montar um cronograma de alimentação e aprender quais são os alimentos e as quantidades necessárias para o seu dia a dia, é fundamental estar em contato com um especialista! Mas aqui vão algumas dicas que todos devem seguir sempre:

Evite refrigerantes e sucos industrializa­dos, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, sal­sicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

Pratique pelo menos 30 minutos de atividade físi­ca todos os dias e evite as bebidas alcoóli­cas e o fumo. 

Sempre consulte um profissional da área, incluindo médicos, nutricionistas e preparadores físicos para orientarem a melhor forma de adequar sua dieta e suas atividades físicas em prol de uma rotina mais saudável! Cuide-se!