seguro-medicos

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Médicos

Desenvolvido especialmente para profissionais da área de saúde (pessoa física) ou Clínicas, Laboratórios e similares (pessoa jurídica).

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, também é conhecido como RC, Erros e Omissões, Errors & Omissions ou, simplesmente, E&O, como é mais conhecido no mundo. Esse seguro provê coberturas para atividades que envolvem prestação de serviços.

É uma ferramenta imprescindível para a proteção patrimonial de empresas, de seus sócios, de autônomos e para profissionais liberais de diversas áreas.

A apólice de RC Profissional Médicos cobre os custos de defesa e de indenizações pagas a terceiros, decorrentes de falhas na prestação de serviços profissionais na área da saúde, incluindo, mas não se limitando a enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, professores de educação física, terapeutas e veterinários.

Você se prepara durante anos para exercer a sua profissão na área da saúde com a máxima precisão e responsabilidade. Contudo, por vezes, em condições adversas, todos nós podemos nos encontrar sujeitos a imprevistos. Em função disso, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional Médicos é imprescindível para profissionais da área de saúde, clínicas e hospitais.

  • RESSARCIMENTOS

Protector garantirá cobertura caso um terceiro manifeste a você que seu serviço causou algum tipo de dano e peça reparação, sob pena de acioná-lo judicialmente. Se algum cliente seu manifestar — por telefone, e-mail, fax, reunião ou qualquer meio — que deseja uma compensação financeira por algum dano que você tenha eventualmente causado, você entra em contato com o Protector relatando o que ocorreu: o pedido do terceiro, os prazos, valores e demais informações, para que seja avaliada a melhor forma de conduzir o caso. O ressarcimento ainda pode ser acionado caso você entenda que poderá sofrer demanda por algum possível dano. Assim, a equipe Protector se antecipará nas medidas preventivas de solução do caso, evitando que se torne uma reclamação formal ou mesmo ação judicial.

  • CONDENAÇÕES

Caso a justiça entenda que você foi responsável por danos reclamados por terceiro e determine que você deve indenizá-lo, os valores serão pagos por Protector diretamente ao terceiro, limitado ao valor contratado. Como uma equipe de especialistas já estará acompanhando seu caso desde o início, serão tomadas todas as providências necessárias para o pagamento da indenização e finalização do processo.

Conheça todas as coberturas e os vários serviços que uma apólice do Protector oferece ao segurado.

Acesse, faça uma cotação online e contrate agora mesmo. Você receberá a sua apólice em apenas 5 minutos.

Custos de Defesa

Caso precise se defender de uma reclamação de terceiro, nosso plano de defesa cobrirá todos os gastos necessários: honorários de advogados, depósitos recursais, fianças, contratação de perito, sucumbências, assim como as demais despesas do advogado, como condução, hospedagem e similares. A cobertura será restrita aos casos relacionados à prestação do seu serviço profissional, mesmo que tal reclamação seja falsa ou não tenha fundamento e será coberta mesmo que você ganhe a ação futuramente. Neste caso, assim que você receber uma citação judicial, entre em contato com a Sala de Emergência.

Ressarcimentos & Indenizações

  • ACORDOS

Sendo possível celebrar um acordo e evitar os transtornos de uma ação judicial, Protector fará o pagamento direto ao reclamante. Tal situação pode ocorrer de duas formas: na esfera judicial e, neste caso, o advogado responsável pela defesa já estará ciente do valor autorizado para celebrar o acordo. Ou através de um acordo extrajudicial feito por advogados de defesa que serão instruídos a celebrar o acordo até o valor aprovado por Protector.

Para coberturas a partir de R$ 1.000.000,00, solicite uma cotação

Faça sua cotação online.

O que é RC profissional de médicos?

É um seguro que cobre as despesas e, se for o caso, indenizações ou acordos.

 

Como funciona o seguro para médicos?

O seguro funciona para dar a tranquilidade necessária ao desempenho das atividades profissionais. Caso, terceiros acionem o profissional de forma judicial ou extrajudicial, todas as despesas referentes ao processo, estarão cobertas até o limite da cobertura contratada, tais como: honorários de advogados (livre escolha), custas judiciais, depósitos recursais, contratação de peritos, acordos e indenizações, entre outras coberturas, em todas as esferas. (Administrativas, civil e criminal).

 

Quais são as principais coberturas do RC Profissional para Médicos?

  • Erro ou omissão no exercício da profissão;
  • Danos morais;
  • Acidentes de uso ou conservação do consultório;
  • honorários advocatícios e custas judiciais decorrentes de reclamação de pacientes;
  • Prazo suplementar para reclamação.

 

Exerço mais de uma especialidade médica, preciso contratar dois seguros?

Não é necessário, se for online, basta contratar pelo risco da especialidade mais agravada, que o seguro cobrirá a demais especialidade. Caso prefira, solicite contato e converse com um dos nossos especialistas no seguro de responsabilidade civil para médicos, clínicas e hospitais.

 

Já participo de um fundo que cobre indenizações e custos de defesa, é a mesma coisa?

Se é um fundo, não é seguro, pois apenas seguradoras estão habilitadas a assumir riscos dessa natureza. Qualquer outro indivíduo que se proponha a fazer isso está fora da lei e pode ser punido pela SUSEP, que é o órgão regulador do mercado de seguros do Brasil.

 

Há cobertura para infecção hospitalar?

A apólice de seguro pode ser acionado, caso você seja envolvido em demanda judicial decorrente de alegação de infecção hospitalar, contraída por um paciente sob sua responsabilidade.

 

O que é retroatividade no seguro de responsabilidade civil profissional (RCP) para médicos?

Toda apólice tem uma vigência inicial e final, ou seja, uma data de início e uma data para o vencimento. A retroatividade acontece quando as garantias desse contrato são estendidas para um período passado.

No seguro RC Profissional para médicos a possibilidade de retroatividade é importante para médicos que não conheciam está modalidade de seguro antes e, optar pela contratação, desejam estender a garantia do seguro para anos anteriores já passados.

 

Onde aparece a retroatividade no RC Médico?

A retroatividade aparece dentro das apólices a base de reclamação, porque permite garantir atos ou erros que tenha ocorrido antes. (Dentro do período de retroatividade contratado) mas cuja reclamação só tenha sido feita depois (dentro do período de vigência, prazo complementar ou suplementar).

 

O que é apólice a base de reclamação?

São mais flexíveis. Elas garantem prejuízos cujo ato gerador tenha ocorrido dentro da vigência da apólice ou período de retroatividade, e cuja reclamação tenha sido feita dentro do prazo de vigência, prazo complementar ou prazo suplementar.

 

 O que é prazo de ocorrência?

Cobrirão prejuízos cujo ato gerador ocorreu dentro da vigência da apólice; e cuja reclamação também foi feita dentro da vigência da apólice.

Tags relacionados:

Cobertura para todos os profissionais da área médica , Cotação de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Médicos, Clínicas e Hospitais , Fisioterapeutas , Psicólogos , Terapeutas , Laboratórios de Análises , RC Médicos , RC Médico , E&O Médicos , E&O Médico , Simulação de RC de Médicos , RC Médicos , Seguradoras de RC Profissional Médicos Argo Seguros Protector Aig Chubb Zurich Fator Tokio  Sompo Porto Seguro Bradesco Swiss RE Fairfax AXA Veja quanto custo e como funciona Leia as condições gerais e converse com um corretor de seguros especializado