Seguro Ambiental

O Seguro Ambiental é a proteção fundamental, pois em diversas atividades as empresas estão sujeitas a produzir, ou serem acusadas de produzir, danos ambientais. E função disso, ter uma apólice adequada irá viabilizar a condição financeira adequada para fazer frente a diversos custos, tais como: defesa, limpeza, investigação, remoção, remediação, destinação a resíduos e monitoramento.

Enfim, um Seguro Ambiental para cada necessidade de nossos clientes.

Seguro Ambiental para Operações Comerciais e Industriais

O Seguro Ambiental voltado para instalações fixas que permite ao segurado desenvolver um programa adequado para o seu gerenciamento de riscos ambientais em suas operações diárias.

A solução também respalda as exposições relacionadas à corresponsabilidade pelo tratamento e/ou disposição final de resíduos, bem como o transporte de cargas.

Destina-se aos seguintes segmentos:

  • Setor industrial de forma geral;
  • Aeroportos;
  • Armazéns logísticos;
  • Escolas, universidades e hospitais;
  • Plantas de tratamento de saneamento; e
  • Plantas de tratamento de resíduos diversos.

Praticamente todos os serviços podem ser cobertos por esse seguro.

Seguro Ambiental para Transportes

Com a maior parte das cargas transportadas por rodovia, que tem sua manutenção abaixo do esperado, é um desafio diário para o negócio de transportes no Brasil.  A cada vazamento ou tombamento de carga, diversos impactos ambientais podem ocorrer, desde contaminação do solo e águas de superfície, até lençóis freáticos, entre outros tantos impactos.

O Seguro Ambiental para Transportes foi desenvolvido especialmente para riscos relacionados às atividades de transporte de mercadorias e resíduos, oferecendo cobertura para possíveis danos que uma carga, seja ela perigosa ou poluente, possa causar ao meio ambiente.

Destina-se aos seguintes segmentos:

  • Transportadores;
  • Embarcadores; e
  • Empresas de logística em geral.

Praticamente todos os serviços podem ser cobertos por esse seguro. Exceto transporte de material radioativo e transporte de alguns gases tóxicos, tais como: amônia, cloro e outros (consultar).

Seguro Ambiental para Obras de Infraestrutura:

Oferece coberturas para casos de incidentes e poluição ao meio ambiente abrangendo todas as etapas de obras, operação e manutenção, isso tudo em uma única apólice de seguro.

Destina-se aos seguintes segmentos:

  • Todas os tipos de indústrias e segmentos;
  • Estradas, ferrovias e aeroportos;
  • Obras / Construção;
  • Plantas de tratamento / saneamento;
  • Escolas, universidades e hospitais; e
  • Concessões em geral.

Seguro Ambiental para Obras e Prestação de Serviços

Prever e gerenciar os riscos ambientais em obras pode ser algo muito complexo. Dentre vários outros, os riscos ambientais neste segmento podem representar prejuízos de grandes proporções para orçamentos e prazos geralmente apertados.

O objetivo é protege as empresas contra reclamações por danos ambientais, pessoais, materiais e custos de limpeza (remediação) decorrentes de condições de poluição causadas enquanto trabalham em locais de terceiros, inclusive obras.

Destina-se aos seguintes segmentos:

  • Prestadores de Serviços; e
  • Obras / Construção.

 

Entre e contato e converse com nossos especialistas.

Contamos com a melhor solução para o seu negócio.

Dúvidas frequentes

Os riscos ambientais são compostos por todos os agentes físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho que podem causar danos à saúde do trabalhador e ao próprio meio ambiente.

Está presente nos mais diversos segmentos de atuação profissional: desde as grandes indústrias até operações mais simples, como um prédio comercial que possui em seu subsolo tanque de combustível para aquecimento de caldeiras, ou mesmo no setor de serviços, como hospitais, hotéis, entre outros, que podem gerar impactos ambientais diversos.

Seja qual for a indústria ou o serviço em questão, sempre existe o risco relacionado ao transporte, seja de produtos ou resíduos. Durante este trajeto, pode ocorrer um acidente que provoque o vazamento de um produto poluente no solo ou no corpo hídrico, por exemplo, causando impacto ambiental.

Em um caso como esse, a empresa responsável pelo material ficaria encarregada dos custos para realizar a limpeza do solo, a contenção do material no corpo hídrico afetado e outros prejuízos eventualmente causados.

Dependendo da região do acidente, pode atingir uma comunidade, ocasionando desde danos pessoais para os moradores que consumam a água do local, até mesmo prejuízos financeiros, caso os indivíduos tenham suas propriedades atingidas pela contaminação, ou ainda, utilizem a água para algum fim comercial.

Existem diversos custos, como limpeza e remediação da área em questão. Dependendo do local afetado, a remediação pode ter um valor muito elevado. Caso o poluente chegue ao lençol freático, por exemplo, a limpeza se torna ainda mais complicada e onerosa.

Imagine os custos para fazer frente aos danos em recursos naturais (fauna e flora), custos de defesa, investigação e também a etapa de monitoramento, pois além de realizar a limpeza, é necessário verificar se tudo o que foi afetado no acidente está retornando para a sua condição original de acordo com os parâmetros legais.

Custo elevados

Isso inclui realizar a análise do solo, da água e de todo o ambiente afetado, gerando custos que um seguro ambiental pode cobrir, protegendo assim a empresa de grandes perdas financeiras.

A preocupação com temas ambientais está cada vez mais presente no mundo todo. E no Brasil não é diferente. É possível ver uma conscientização maior na sociedade como um todo, inclusive com iniciativas ligadas à captação de investimentos ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance, na sigla em inglês) e medidas legislativas e judiciárias voltadas para amparar a preservação e recuperação do meio ambiente.

Apesar da crescente conscientização no país, quando falamos em seguro ambiental, o Brasil ainda tem muito potencial de crescimento se comparado com mercados mais maduros, especialmente na Europa e Estados Unidos. Na última década, de 2011 a 2020, a busca pelo Seguro Ambiental no Brasil aumentou pouco mais de seis vezes e chegou a R$ 125 milhões em prêmios emitidos, segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Atualmente, quase todas as empresas possuem algum tipo de exposição ambiental e podem ser responsabilizadas por eventos de poluição.

Em alguns casos, a empresa é obrigada a reparar os danos causados ao meio ambiente, podendo gerar contas altíssimas para companhias que não possuem reservas em seu caixa para esse tipo de despesa.

Por isso, é fundamental se prevenir e mapear cada etapa da atividade.

seguro ambiental , seguro rc ambiental , seguro de responsabilidade civil ambiental , seguro meio ambiente , o que é , para que serve , o que cobre , rio de janeiro , são paulo , brasil , seguro ambiental para transportes