Cuidados com a Pele

Cuidados com a pele no verão

A dermatoscopia digital é o exame para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele. Foi desenvolvido para que fosse possível, por meio da análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele, identificar lesões de risco muito antes do olho do dermatologista.

A melanoma é o tipo mais letal de câncer de pele, apesar de não ser o mais comum. Sua incidência tem aumentado na última década, principalmente em homens, que são menos cuidadosos com a proteção solar.

Ela representa apenas 5% dos casos de câncer de pele, mas tem uma grande capacidade de produzir metástases e se espalhar para outros órgãos, como fígado, pulmões e o cérebro. Quase sempre surge como uma lesão cutânea enegrecida, ou como uma parte enegrecida e outra de várias cores.  

O câncer de pele – basalioma – é o mais incidente na população – cerca de 25% de todos os diagnósticos de câncer são de pele.

Não há uma idade certa para iniciar o rastreamento do câncer de pele, nem uma periodicidade definia. Entretanto, pessoas com a pele muito branca, que tem pintas ou manchas, que sofreram grandes exposições solares ao longo da vida e/ ou possuem histórico familiar de câncer de pele são os principais alvos da dermatoscopia digital. Mas, como regra geral, qualquer novo sinal na pele ou uma mudança em uma pinta ou mancha deve ser sinal de alerta para procurar um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>