Saiba em quais momentos você não deve acionar a seguradora do seu carro

Contratar um seguro automóvel nos oferece mais tranquilidade e segurança diante dos imprevistos do dia a dia. No entanto, ter um seguro para o seu carro não significa que é necessário você acionar os serviços quando as manutenções tem o valor menor do que é cobrado pela apólice, ou se há danos causados por terceiros. 

 

Além disso, existem reparos mais simples como: problemas nos faróis e pequenos arranhões, e nesses casos, é indicado que o conserto seja realizado por fora do seguro. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te ajudar a entender em quais momentos não é necessário você contactar a seguradora do seu carro. Confira!

  • Acidentes com pequenos danos causados por você e envolvendo terceiros: 

Em situações nas quais o acidente foi causado por você, envolvendo outro automóvel, é necessário que você avalie quais os danos foram causados. Se os reparos são simples, indicamos que você procure um suporte fora do seguro. 

  • Serviços não autorizados pela seguradora:

Tenha atenção ao solicitar o suporte da seguradora para um serviço que não consta no seu plano. Nesses casos, as apólices não abrem exceções e você só terá mais dores de cabeça. A melhor decisão é você procurar uma oficina mecânica por conta própria.   

 

  • Acidentes causados por terceiros:

Em acidentes causados por terceiros envolvendo o seu automóvel, não é recomendado você acionar o seu seguro. O responsável pela colisão é que deve tomar as medidas para resolver o acidente. 

Mas, caso o culpado não se disponibilize para arcar com os custos, até mesmo fugindo do local, contacte a sua seguradora. 

 

  • Serviços menores do que o valor da franquia: 

Ao contratar um seguro para seu carro, todo serviço que será prestado pela seguradora terá uma taxa a ser cobrada: a franquia. O valor sempre é acordado no momento da sua contratação. 

 

Com isso, qualquer serviço ou suporte que o valor seja menor do que o preço cobrado pela franquia, é mais rentável você solucionar esse problema por conta própria. Por exemplo, pequenos problemas nos faróis e arranhões como já citamos anteriormente. 

 

Mesmo diante dessas exceções, contar com o seguro automóvel não deixa de ser essencial e muito seguro, pois essas são situações mais simples de serem  resolvidas. Diante de sinistros mais complexos, o seguro sempre dará total suporte, lhe proporcionando mais tranquilidade.