Você sabe quais são os efeitos do estresse no seu organismo?

O estresse é uma resposta do seu corpo que se desenrola quando você precisa lidar com situações emocionalmente custosas. Com a chegada do final do ano, muitas pessoas relatam, por inúmeras razões, que sentem seus nervos mais intensificados. 

 

É importante lembrar que uma inquietação prolongada pode acarretar em inúmeras consequências para o seu bem-estar físico e mental. Para entender mais sobre os efeitos do estresse na sua saúde, veja como se estruturam os quatro estágios desta reação do corpo humano:

 

Na fase denominada como “alerta”, é produzida uma acentuada quantidade de adrenalina, nos garantindo energia em abundância. Nesta primeira etapa, é possível sentir dor muscular, distúrbios de pele, azia, sensibilidade, irritabilidade e ansiedade. Quando a origem do estresse não é sanada, os níveis de tensão chegam a fase de “resistência”. 

 

O período conhecido como de “resistência”, nosso corpo e mente tentam resistir, em conjunto, aos danos do estresse. Neste momento, os sinais que mais se destacam são o cansaço excessivo e problemas relacionados à memória.

 

Caso não seja possível lidar com o estresse estando em um desses estágios apresentados, há a grande possibilidade da evolução para a etapa de “quase-exaustão”, desencadeando uma queda na qualidade de vida. Nesse momento, doenças concretas passam a ser incorporadas por conta da saúde se encontrar enfraquecida. Dentre elas: psoríase,  pressão alta e a perda ou ganho de peso.

 

Por certo, o estresse em abundância pode provocar a fase mais preocupante segundo especialistas: a de “exaustão”. Aqui, doenças físicas, como hipertensão arterial, úlcera gástrica, diabete, e psicológicas, principalmente ansiedade e depressão são mais recorrentes, pois o organismo  encontra-se em um intenso desgaste. O indivíduo em fase de “exaustão”, necessita de cuidados médicos e psicológicos para seu processo de reabilitação. Caso os sintomas não sejam levados em conta, há possibilidade de óbito. 

 

Existem práticas saudáveis e simples que auxiliam no controle do estresse em meio ao cotidiano:

 

1) Procure se alimentar de forma equilibrada! Não tenha receio de consumir, devidamente, nutrientes como: gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

 

2) Reserve um tempo da sua rotina para a prática de exercícios. Por meio da atividade física, o organismo funciona de maneira mais harmoniosa por conta dos hormônios liberados. A adrenalina abate os níveis de estresse, o cortisol combate inflamações, o Glucagon amplia a quantidade de glicose no fígado, e o GH – hormônio do crescimento – dissemina bem-estar, viabilizando a endorfina, responsável pela produção de contentamento, e, consequentemente, qualidade de vida.

 

3) Mude a postura corporal! Assim, você favorece tanto o seu corpo como a sua mente. Especialistas afirmam, que a forma como nos posicionamos corporalmente é refletida nos nossos sentidos interiores. Por isso, preste atenção em como você está se comunicando consigo mesmo!

 

4) Invista em uma boa noite de sono. Dessa maneira, além de ter uma melhora no seu ritmo de produção, concentração e humor, você permite que seu organismo se recupere dos efeitos negativos advindos do estresse.

 

5) Atente-se a sua respiração. Quando estamos ansiosos, inalamos de maneira mais veloz, deixando a oxigenação do cérebro comprometida. Por isso, observar a forma como você está respirando é um exercício válido para suavizar os pensamentos ansiosos e, consequentemente, voltar a sua concentração para o momento presente.

 

Em vista disso, pode-se dizer que o estresse é um grande impedimento para uma vida plenamente saudável, já que o mesmo ,em excesso, é  porta de entrada para doenças que exigem maior cuidado.  Preste atenção aos sinais, o seu corpo fala!

 

Saiba mais acessando:

http://www.estresse.com.br/publicacoes/o-percurso-do-stress-suas-etapas/

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2005000100007

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/4035-conheca-os-habitos-que-ajudam-a-prevenir-o-estresse