OBJETIVO

      • Garantir o cumprimento de obrigações contratuais, sejam elas de fornecimento, de construção ou de prestação de serviços, entre nossos clientes (tomadores da garantia) e empresas privadas ou órgãos públicos (que serão os segurados).
      • No caso de inadimplência ou insolvência do tomador, o seguro garantirá a substituição da empresa contratada ou o pagamento dos prejuízos, até o valor da importância segurada pela apólice.

 

 

 

subir


As 3 partes de um seguro garantia: segurado, seguradora e tomador.

esquema1

 

 

esquema2

 

 

 

subir

 

 


Contratos a serem formalizados

esquema3

 

subir


Valor da garantia

      • O valor da garantia é o valor máximo nominal garantido pela apólice.
      • Quando efetuadas alterações previamente estabelecidas no contrato principal ou no documento que serviu de base para a aceitação do risco pela seguradora, o valor da garantia deverá acompanhar tais modificações, devendo a seguradora emitir o respectivo endosso.
      • O valor da garantia poderá ser alterado, desde que solicitado e haja o respectivo aceite pela seguradora, por meio da emissão de endosso.

 

subir


Prazo de vigência da apólice

      • Será igual ao prazo estabelecido no contrato principal, para as modalidades nas quais haja vinculação da apólice a um contrato principal;
      • Será igual ao prazo informado na apólice em consonância com o estabelecido nas Condições Contratuais do seguro considerando as particularidades de cada modalidade.

Em geral, o prazo de vigência máxima é de 5 anos.
Após esse período, é possível solicitar a renovação da apólice.

subir


Pagamento do prêmio

      • O tomador é responsável pelo pagamento do prêmio à seguradora por todo o prazo de vigência da apólice.

 

subir


Indenização ao segurado

      • A seguradora indenizará o segurado, mediante acordo entre as partes, segundo uma das formas abaixo:
        • Realizando, por meio de terceiros, o objeto do contrato principal, de forma a lhe dar continuidade, sob a sua integral responsabilidade; e/ou
        • Indenizando, mediante pagamento em dinheiro, os prejuízos e/ou multas causados pela inadimplência do tomador, cobertos pela apólice.

 

subir


Comparativo

Item de análise Fiança Bancária Seguro Garantia
Partes envolvidas Banco (fiador) Afiançado (contratado)
Credor (contratante)
Seguradora (garantidor) Tomador (contratado)
Segurado (contratante)
Principal característica É uma obrigação apenas de pagar.No caso de descumprimento o Fiador paga a quantia negociada na caução, e não
se preocupa com a finalização do contrato.
É uma obrigação de fazer.No caso de descumprimento a seguradora tentará realizar o contrato, caso não
seja possível, fará o pagamento da quantia estabelecida na cobertura.
Análise de risco O banco considera exclusivamente a capacidade econômica e financeira da empresa, basicamente a capacidade da empresa em poder ressarci-lo em caso de inadimplência contratual. A seguradora analisa não só os aspectos econômicos e financeiros da empresa, mas também sua capacidade de saber e poder fazer o objeto do contrato.
Vigência Em geral, a carta de fiança bancária tem prazo máximo de 360 dias. É contratado pelo tempo que durar o contrato, até o limite de 5 anos.
Admite-se a renovação.
Garantias exigidas Sim.Em geral, é exigido nota promissória, títulos, investimentos, hipoteca ou
alienação fiduciária, além de seguro dos bens dados em garantia.
Sim.Normalmente, fiança pessoal dos sócios ou fiança da empresa.
Rapidez para conseguir a aprovação de todo o processo. Para análise dos documentos e cumprimento de exigência requer de 10 a 15
dias.
Em função do perfil da empresa (Faturamento, segmento de atuação etc), pode já existir crédito aprovado nas seguradoras, sendo assim a emissão da apólice pode ocorrer de 1 a 3 dias (fluxo de documentos).
Custo de emissão Em geral, o valor fica entre 3% e 5 % do valor concedido, dependendo das
garantias que a empresa oferecer.
Tem um custo menor.O valor a ser pago como prêmio fica entre 0,5% a 3%, dependendo do perfil de risco da empresa.
Compromete limite de crédito? / Capital de giro da empresa? Sim.O valor da carta de fiança é abatido do limite de crédito/capital de giro que a empresa possui junto ao banco.Normalmente, o valor correspondente da carta de fiança é retido em algum investimento no próprio banco. Não.Não há nenhuma relação.
Risco para grandes valores Maior risco.A garantia é feita por uma única instituição financeira e em caso de alto valor de garantia serão exigidas garantias proporcionais.O aval é somente do banco emissor. Menor risco.A garantia pode ser dada por uma ou mais seguradoras e resseguradoras, podendo garantir grandes valores sem problema de liquidez.Na prática, o aval é do mercado segurador.
É aceito para licitações públicas leis 8666/93 e 8883/94 Sim Sim

 

 

 

 

subir


Fases do processo de emissão da apólice

      • Cadastramento do Tomador
        • Análise de informações/documentos :  3 últimos balanços auditados e notas explicativas; Cópia do Contrato ou Estatuto Social e suas últimas alterações; Histórico de contratos já realizados e/ou em andamento e qual a expectativa em demanda para futuras operações.
      • Definição de Capacidade
        • Capacidade máxima cedida a um determinado tomador para emissões de apólices de seguro garantia.
      • Definição de Taxa
        • A taxa a ser aplicada na emissão de uma apólice é correspondente a subscrição efetuada. É a chamada precificação do risco.

 

 

subir